Aproximadamente 60 famílias foram afetadas; ações emergenciais incluem pedido de estado de emergência e kits humanitários
A Defesa Civil de Itapema mobilizou uma equipe para prestar apoio técnico em Luiz Alves, atingido por fortes chuvas nesta segunda-feira (24), que provocaram alagamentos e deslizamentos. Segundo os agentes, cerca de 60 famílias sofreram impacto, além de danos a equipamentos públicos. No dia seguinte, os técnicos cairo Albano e Sérgio Ianoski acompanharam servidores da prefeitura local para mapear os estragos, registrando os pontos mais críticos.
Os agentes explicaram que já não havia pessoas nos abrigos na manhã desta terça (25) e que os alagamentos foram praticamente controlados. Eles ajudaram na emissão da documentação necessária para a decretação de estado de emergência e enviaram o pedido para homologação junto à Defesa Civil estadual. Ao mesmo tempo, têm sido solicitados kits de ajuda humanitária para suprir as necessidades urgentes da população.
Também foi realizada uma reunião entre representantes do governo estadual, Defesa Civil estadual, coordenação municipal e forças de segurança para traçar um plano de ação emergencial. No encontro, foram discutidas estratégias de atendimento, reconstrução e restabelecimento de serviços essenciais, com foco na proteção imediata da comunidade.
Para o diretor da Defesa Civil de Itapema, cabo Motta, a ação reafirma a missão de solidariedade: “Assim que fomos acionados, enviamos nossa equipe para dar suporte técnico, estrutura e segurança para a população. Estamos aqui para somar, no momento mais difícil.” A missão continua, e a equipe de Itapema seguirá monitorando a situação e apoiando Luiz Alves enquanto houver necessidade.










