Mulher é morta em trilha de Florianópolis - Foto: Reprodução

Digam que é loucura, que não tem nada a ver uma coisa com a outra mas, no mesmo final de semana em que, em Santa Catarina, uma mulher é estuprada e assassinada pelo simples fato de ser mulher, e por um homem que já tinha histórico de violência, mas que continuava em liberdade, temos o caso do político que é réu em uma ação penal por violência doméstica contra a ex-namorada, e que passa a atacar explicitamente outra mulher, que há pouco tempo era sua aliada, mas que por ter se posicionado contra a postura machista e violenta dele, também passou a ser seu alvo.

O tal vice-prefeito da cidade serrana também responde a um processo por dano ao patrimônio, por ter furado o pneu do carro da prefeita.

Temos escrachado, aqui, duas mostras de até onde pode chegar o desequilíbrio masculino diante de uma contrariedade. Temos também a triste constatação da fragilidade feminina dentro da nossa sociedade que, infelizmente, ainda tem uma longa estrada pela frente na defesa dos direitos das mulheres.

Isto não é mi mi mi, não é feminismo lacrador, não é pauta sem fundamento. Precisamos com urgência de mais projetos, mais campanhas de conscientização, leis mais rígidas e uma fiscalização mais eficiente, porque estamos falando de vidas. Os dois casos citados acima foram cometidos por homens que já tinham um histórico de violência, mas que continuavam à solta porque a lei os permitiu estarem assim.

O agressor da mulher pode estar à espreita numa trilha, mas também pode estar dentro de casa ou no gabinete ao lado. É preciso ter quem as defenda em qualquer um dos casos.

Denúncia rejeitada

images 12
Dep. Jesse Lopes – Foto: Agencia AL/Divulgação

A denúncia contra o deputado estadual Jessé Lopes (PL) foi rejeitada pelo TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região).

O procedimento criminal contra o parlamentar partiu do vereador Leonel Camasão, do PSOL de Florianópolis, em virtude de uma suposta prática dos crimes de racismo e racismo qualificado.

De acordo com a denúncia, Jesse, falando diretamente da tribuna da Alesc, teria atribuído à população LGBTQIA+ uma série de condutas criminosas como “atos obscenos”, “prostituição”, “turismo sexual”, “uso e venda de drogas” e “crimes ambientais”, ao comentar denúncias relacionadas à Praia da Galheta, em Florianópolis. A defesa de Jessé, conduzida pelo advogado Carlos Ribeiro, sustentou que o discurso, embora contundente, integrou atividade parlamentar típica, proferida da tribuna da Alesc, e voltada ao debate institucional sobre a situação ambiental e administrativa da Praia da Galheta. O caso foi julgado pela 4ª Seção do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que, por maioria, decidiu rejeitar a denúncia.

ADVB/SC em visita à ESAG

A ADVB/SC realizou uma visita à ESAG/UDESC como parte de sua estratégia de estreitar o relacionamento com o meio acadêmico. Na ocasião, foram entregues exemplares do recém-lançado livro “Top One” à biblioteca da universidade e a professores da área de Marketing, obra que reúne os melhores cases do Top de Marketing e Vendas premiados pela entidade ao longo dos últimos 16 anos. A comitiva foi recebida pelo chefe do Departamento de Administração Empresarial, Octavio Rene Lebarbechon Neto, que também integra o Conselho da ADVB/SC. A ação reforça o compromisso da entidade em fortalecer pontes com instituições de ensino, fomentar o diálogo com estudantes e docentes e ampliar a circulação de conhecimento produzido no ecossistema empresarial de Santa Catarina.

Saneamento

O advogado Rodrigo Lahoz, do Núcleo de Contratação Pública, Ambiental e Urbanístico, foi eleito Presidente da Câmara Técnica de Legislação e Regulamentação do Conselho Estadual de Saneamento de Santa Catarina – CONESAN, como representante da Federação Catarinense de Municípios (FECAM). Entre as atribuições do grupo está analisar e acompanhar a elaboração, revisão e implementação de leis e atos normativos relacionados ao saneamento básico em Santa Catarina.

Pix e cartão 

Já está em vigor a lei que obriga a empresa que opera o ferry boat entre Itajaí e Navegantes a aceitar cartão de crédito ou débito como forma de pagamento, além de PIX e dinheiro em espécie. A norma, de autoria do deputado Napoleão Bernardes (PSD), foi sancionada na última semana pelo governador Jorginho Mello e estabelece penalidades em caso de descumprimento.

Pela nova legislação, a recusa de qualquer uma das modalidades de pagamento previstas dará ao usuário o direito à gratuidade na travessia, além de impor à operadora uma multa de R$ 10 mil por ocorrência registrada.

Safra da cebola

A colheita da cebola já iniciou em Santa Catarina e o estado projeta um desempenho superior ao da safra passada. As estimativas do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Cepa) apontam para um crescimento de 7,30% na produção, o que representa 40 mil toneladas a mais do que no ciclo passado.

O avanço não se explica pelo aumento de área — que cresceu apenas 1,41% —, mas sim pelos ganhos de produtividade observados em regiões como Ituporanga (10,04%), Rio do Sul (11,03%) e Canoinhas (8,09%). A maior parte das lavouras está em boas condições e se encontra na fase de frutificação.

Errata: Diferentemente do informado pela coluna na entrevista de fim de semana, com Paulo Bornhausen, o secretário Executivo de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos assumiu a pasta em julho de 2024, há 1 ano e 4 meses.

Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_25.11.2025

Produção e edição
Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
Contato: peloestado@gmail.com