Já não é de hoje que os produtores de leite vêm amargando a pouca rentabilidade do produto. Nos últimos meses, o preço pago ao produtor despencou de cerca de R$ 2,40 para menos de R$ 1,80 por litro, valor que não cobre os custos de produção, pressionados pelo aumento do preço do milho, do farelo de soja, da energia elétrica e do transporte. Segundo dados da Epagri/Cepa, o estado registrou uma queda superior a 10% na produção em relação ao mesmo período de 2024, reflexo do desestímulo e do abandono da atividade por pequenos agricultores. Outro fator agravante é a entrada de leite importado de países do Mercosul, especialmente Argentina e Uruguai, que chega ao mercado brasileiro a preços até 30% mais baixos.
Diante do cenário de crise, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), por meio da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural, realizou uma audiência pública para debater o problema e buscar soluções conjuntas. O encontro reuniu deputados estaduais, representantes do governo estadual, Sindileite, Ocesc, Faesc, cooperativas e produtores rurais, e teve como objetivo discutir medidas emergenciais, como o controle das importações, o apoio financeiro temporário e o incentivo à industrialização e à agregação de valor ao leite produzido no estado.
Entre as ações emergenciais para reduzir o impacto da crise e compra leite em pó, por parte do governo, para redução dos estoques e suspensão temporária das importações, além do apoio financeiro temporário e incentivo à industrialização e agregação de valor ao produto.
Ao final da audiência, foi criada uma comissão que trabalhará estrategicamente junto ao governo federal e ao governo catarinense nas sugestões indicadas durante o amplo debate.
Combate ao crime organizado

O governador Jorginho Mello esteve em Brasília para participar de uma reunião estratégica com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, para debater o Projeto de Lei que visa endurecer as penas contra o crime organizado.
Ao lado dos governadores do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, Goiás e da vice-governadora do DF, o governador de Santa Catarina defendeu a necessidade de cautela e de um debate técnico aprofundado antes da votação da matéria. O objetivo do encontro, segundo a comitiva de governadores, não foi discutir o mérito do texto em si, mas garantir que a proposta seja amplamente analisada por todos os entes envolvidos na segurança pública.
Segurança escolar
Entre os dias 8 e 16 de novembro, uma comitiva catarinense participa da Missão Internacional do Integra (Comitê Integrado para a Cidadania e Paz nas Escolas), nos Estados Unidos, com agenda em Washington e visitas técnicas a distritos escolares e instituições de referência. A deputada estadual Paulinha (Podemos) e o deputado estadual Mário Motta (PSD) participam da missão, cujo objetivo principal é buscar mais conhecimento sobre políticas de segurança escolar e prevenção da violência e também apresentar no Banco Mundial dois projetos para buscar recursos a fundo perdido para Santa Catarina investir nessa área.
Educação
Começou nesta quinta-feira, 13, o período de matrículas para estudantes na rede estadual de ensino de Santa Catarina. Todas as unidades escolares, independentemente do número de vagas, realizarão sorteio eletrônico para definir a ocupação das vagas, conforme regulamentação de edital.
A pré-matrícula pode ser feita até 21 de novembro pelo site matriculaonline.sed.sc.gov.br, utilizando o cadastro do Gov. No mesmo dia, serão divulgadas as inscrições homologadas, com informações sobre número da inscrição, nome do candidato e etapa em que se inscreveu.
O sorteio eletrônico das vagas ocorrerá em 24 de novembro, e a lista dos estudantes sorteados estará disponível no site.
Reconhecimento
Consolidando-se como referência em gestão de pessoas, neste mês de novembro a Únilos recebeu seu quarto reconhecimento na área só em 2025. O case “Agência Única” foi destaque na 15ª edição do Prêmio Ser Humano ABRH, na categoria Gestão de Pessoas – Desenvolvimento. Em junho, a cooperativa foi certificada com o Selo GPTW pela 7ª vez consecutiva. Já em agosto veio o troféu de TOP 8 Brasil no Ranking GPTW 2025 no ranking nacional Melhores Empresas Para Trabalhar Instituições Financeiras categoria Cooperativas de Crédito Pequeno Porte. E, na mesma cerimônia, recebeu o Troféu Destaque Saúde Mental 2025 pelo 2º ano consecutivo.
Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_14.11.2025
Produção e edição
Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
Contato: peloestado@gmail.com










