Topázio Neto Foto: PMF/Divulgação

Na última segunda-feira, 10, o prefeito de Florianópolis e presidente da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), Topázio Neto, apresentou na COP-30, em Belém (PA), a experiência da capital catarinense nas políticas de gestão de resíduos sólidos. A palestra integrou a programação dedicada a soluções sustentáveis para cidades, reforçando o protagonismo de Santa Catarina na agenda climática global.

Durante a apresentação, o prefeito destacou o modelo de “lixo zero” implementado em Florianópolis, reconhecido nacional e internacionalmente pelos resultados consistentes na redução de resíduos enviados aos aterros e no estímulo à economia circular. As ações incluem ampliação da coleta seletiva, fortalecimento da compostagem domiciliar, comunitária e institucional, além de iniciativas voltadas à educação ambiental e ao incentivo a práticas sustentáveis em condomínios, escolas e comércios.

Topázio salientou que Florianópolis já desvia mais de 13% dos resíduos do aterro sanitário, reduzindo significativamente a emissão de metano, um dos gases de maior potencial de aquecimento da atmosfera.

Além da experiência da capital, a FECAM participa ativamente da COP-30, articulando ações e parcerias que possam ser replicadas em diferentes regiões do Estado. Em nome da Federação, Topázio Neto também entregará uma carta ao Comitê Organizador da Conferência, reforçando o papel estratégico dos municípios no enfrentamento das mudanças climáticas e na construção de um federalismo climático.

Jorginho e Ana pelo PL

WhatsApp Image 2025 11 11 at 14.33.08 e1762893116535
Jorginho e Ana
Foto: PL/Divulgação

O Partido Liberal (PL) de Navegantes realiza, nesta sexta-feira, 14, a cerimônia de posse da nova executiva municipal. O evento promete reunir lideranças locais e regionais, além do governador Jorginho Mello e da deputada estadual Ana Campagnolo, em um ato de fortalecimento político do partido no Vale do Itajaí. Além disto, é uma mostra de que os últimos acontecimentos não deixaram rusgas na relação do governador com a deputada que lançou críticas ferrenhas à candidatura de Carlos Bolsonaro pelo Estado.

E como ela não é a única a se opor – apesar de ter sido uma das únicas a se manifestar publicamente – existe a possibilidade de Carlos recuar e tentar a vaga por outro estado. Roraima já teria se colocado à disposição para recebê-lo, já que lá o partido não tem um nome consolidado para entrar na disputa.

Missão Buenos Aires

Com o objetivo de ampliar as exportações de produtos com alto valor agregado e fortalecer as relações comerciais com a Argentina, o Governo de Santa Catarina, a Federação das Indústrias (Fiesc) e o Sebrae/SC realizaram o Encontro de Negócios BR/SC – Argentina. O evento foi realizado na Embaixada do Brasil em Buenos Aires.

A missão foi liderada pelo governador Jorginho Mello, que destacou o propósito de apresentar as capacidades do estado aos empresários argentinos.

O avanço da balança comercial com a Argentina ganhou destaque esse ano. As vendas ao país vizinho avançaram 25,2% na comparação com os dez primeiros meses de 2024. Levando em conta apenas o mês passado, outubro, o crescimento foi de 8,4%.

Sem isenção

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) suspendeu, de forma cautelar, a concessão de isenção da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) do município de Bombinhas para mais de um veículo na categoria “locatário de imóvel”. A suspensão vale para os veículos registrados além da cota de um por cadastro imobiliário.

Criada em 2013, a lei municipal permite que pessoas que tenham alugado um imóvel no município por período superior a seis meses possam ter um veículo cadastrado para a isenção. Mas levantamento do TCE/SC constatou a utilização de uma mesma inscrição imobiliária para dois ou mais veículos.

Premiadas

Santa Catarina brilhou na segunda edição do Bahia Beer Festival. O evento reuniu 200 cervejarias de 43 países, com 1.500 amostras avaliadas por jurados de 20 nações, consolidando-se como o maior concurso internacional de cervejas independentes da América Latina. Entre as premiadas, as cervejarias catarinenses marcaram presença com força, conquistando medalhas em diversas categorias e reforçando a reputação do estado como um dos principais polos cervejeiros do Brasil. A Cervejaria Karsten, de Jaraguá do Sul, foi um dos grandes destaques da edição, com um impressionante conjunto de medalhas. Também foram premiadas a Big Jack Cervejaria, de Orleans, a Cervejaria Haenschbier, de Joinville, a Marchand Beer Co., de Balneário Camboriú, e a River Falls Brewing Co., também de Joinville.

Parceria de sucesso

O DNIT celebrou na última semana a conclusão de um Termo de Execução Descentralizada (TED) com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

A parceria, desenvolvida sob a gestão da Coordenação-Geral do Instituto de Pesquisas em Transportes (IPR), teve, como objetivo, avançar na pesquisa sobre o comportamento viscoelástico linear das misturas asfálticas e sua influência no dimensionamento de pavimentos rodoviários sob carregamento dinâmico, com ênfase na metodologia francesa.

Na prática, foram desenvolvidas ações fundamentais como a adaptação e modernização dos laboratórios do LabTrans, em Florianópolis, e do LDTPav, em Joinville, com aquisição de equipamentos de ponta.

Clique aqui para ver a coluna Pelo Estado PE_12.11.2025

Produção e edição
Por Celina Sales para APJ/SC e ADI/SC
Contato: peloestado@gmail.com