Draga Galileo Galilei já está na Baía da Babitonga pronta para iniciar os trabalhos de dragagem e engordamento da orla de Itapoá – Foto: Divulgação/Porto de São Francisco do Sul

Obra inédita no país aumenta calado do canal, amplia orla de Itapoá e integra parceria público-privada histórica

A draga Galileo Galilei, uma das mais modernas do mundo, já chegou à Baía da Babitonga para iniciar a dragagem e alargamento do canal de acesso ao Complexo Portuário da Babitonga. As obras devem se estender até o segundo semestre de 2026 e fazem parte de um projeto de R$ 333 milhões.

O calado do canal será ampliado de 14 para 16 metros, permitindo navios de até 366 metros de comprimento, tornando a Babitonga o primeiro porto brasileiro capaz de receber embarcações desse porte com carga máxima.

Uma inovação do projeto é a destinação dos sedimentos dragados: 6,5 milhões de metros cúbicos de areia serão usados para engordamento da praia de Itapoá, ampliando 8 quilômetros da faixa de areia e configurando a maior obra do tipo em extensão no país.

A obra é resultado de uma Parceria Público-Privada entre o Porto de São Francisco do Sul e o terminal privado de Itapoá, com aporte total de R$ 333 milhões e ressarcimento previsto até 2037, baseado no aumento de tarifas portuárias.

As empresas Geplan e Prosul serão responsáveis pela fiscalização detalhada, garantindo a compatibilidade dos sedimentos e a conformidade das obras com as normas técnicas e ambientais.

Para o presidente do Porto de São Francisco, Cleverton Vieira, o projeto é um marco em infraestrutura portuária e gestão ambiental no Brasil, desenvolvido com coordenação do Ibama e colaboração das instituições envolvidas.