Fotos: Divulgação /CBMSC

Binômios de seis estados são avaliados em provas práticas e treinamentos especializados

Entre os dias 29 de setembro e 4 de outubro, Itajaí se tornou palco da Certificação Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães em Área Urbana, promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e pelo LIGABOM. O evento integra as comemorações pelos 99 anos da corporação.

Participam da certificação 24 binômios – formados por cão e condutor – vindos de seis estados, incluindo Rio de Janeiro, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Durante seis dias, os participantes passam por avaliações práticas e assistem a palestras com especialistas em resgate e operações de emergência.

A programação inclui três etapas principais: habilidades fundamentais, testes de obediência e destreza; busca de vítimas vivas em cenário urbano de 1.500 m², com localização em até 20 minutos; e busca de vítimas em óbito, com simulação de restos mortais.

CCS 7409
Foto: Divulgação /CBMSC

Segundo o major Alan Delei Cielusinsk, presidente da Coordenadoria de Busca, Resgate e Salvamento com Cães, os cenários realistas com casas, veículos e obstáculos urbanos são fundamentais para preparar as equipes para desastres reais, como as enchentes recentes no Rio Grande do Sul.

O CBMSC é referência nacional e internacional em resgate, com infraestrutura completa para treinamento e cuidado dos cães, incluindo acompanhamento veterinário. A certificação garante que os binômios estejam prontos para atuar em situações urbanas e rurais.

Após cerca de oito anos de serviço, os cães se aposentam das operações, mas muitos continuam em programas de terapias assistidas, visitando hospitais e instituições para oferecer conforto a pacientes e idosos.