Tecnologia será usada no show de aniversário de Balneário Camboriú para identificar foragidos e desaparecidos
Santa Catarina implementa novidade tecnológica durante o aniversário de Balneário Camboriú (19 e 20/07): testes com drones que captam imagens faciais em tempo real no show de Jota Quest. A operação, liderada pela Secretaria da Segurança Pública, será integrada às forças policiais, com três drones sobrevoando a orla, reforçando o monitoramento já existente por câmeras fixas utilizadas em eventos anteriores .
As imagens captadas serão comparadas com bancos do Judiciário e do sistema de desaparecidos. Caso haja correspondência, o sistema dispara alerta automático para a guarnição mais próxima. Essa tecnologia — apelidada de “satélite urbano” — já levou à identificação de 13 foragidos e 15 desaparecidos no Carnaval de Floripa.
O secretário coronel Flávio Graff explica que essa ferramenta amplia a prevenção e a agilidade no combate ao crime. Três drones (um Mavic 3 e dois Matrice 30T, com sensores térmicos) estarão em operação. Santa Catarina investe R$ 40 milhões para estender esse sistema a 60 cidades, além dos testes bem-sucedidos em Lages e Barra do Sul










