
Urupema registra –8 °C e Estradas geladas causam interdições; Defesa Civil emite alerta
Nesta quarta-feira (25), Santa Catarina vive o impacto da segunda onda de frio de junho: 47 municípios registraram temperaturas abaixo de zero até as 7h30min, segundo Defesa Civil.
Os picos mais frios apareceram na Serra: Urupema com –8,03 °C, São Joaquim –7,7 °C e Urubici –6,6 °C.
Geadas generalizadas cobriram vegetação e superfícies, como em Bom Jardim da Serra, onde lagos estavam congelados. Na capital, Florianópolis, fez 0,84 °C, menor valor em 18 anos.
A Serra do Rio do Rastro teve pista interditada por gelo às 5h45, liberada ao meio-dia, conforme a PMRv.
Fenômenos como geada negra e branca apareceram nas regiões mais frias, provocando danos à vegetação.
De acordo com a Defesa Civil, o frio intenso é resultado de uma forte massa de ar polar combinada com pressão elevada, e o alerta segue até as 10h desta quarta.
Espera-se, ainda hoje, sol em boa parte do estado, mas com mínimas persistentes e risco de chuva e temporais até sexta-feira.
Pontos turísticos e estradas demandam atenção extra das equipes de manutenção e da população, que deve redobrar os cuidados com roupas e hidratação.
Mensagens nas redes mostram a beleza gelada das paisagens, mas também alertam para os perigos do frio extremo em zonas vulneráveis.
Defesa Civil reforça orientação: evite exposição desnecessária, e atenção especial a grupos vulneráveis e trânsito em áreas montanhosas.









