Foto: Divulgação

Agentes e equipes multidisciplinares percorrem 52 quarteirões em ação de combate à dengue em Itapema

A Secretaria de Saúde de Itapema realizou, na última sexta-feira (13), um mutirão de combate à dengue no bairro Jardim Praiamar. A operação contou com a vistoria de 52 quarteirões, onde foram eliminados mais de 5 mil possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

A ação envolveu agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde, além do apoio das equipes da empresa de resíduos sólidos Ambiental, da Defesa Civil e da Secretaria de Obras do município. Durante o mutirão, foram recolhidos materiais acumulados nos quintais e terrenos baldios, além de orientar os moradores sobre os cuidados essenciais para evitar a proliferação do mosquito.

“O trabalho de combate à dengue acontece durante o ano todo em Itapema, mas o sucesso dessas ações depende também da colaboração da população. É fundamental eliminar qualquer objeto que acumule água parada e se torne um criadouro para o mosquito”, destacou o secretário de Saúde, Alexandre dos Santos.

As autoridades alertam que, devido ao período de calor e chuvas, o risco de proliferação do Aedes aegypti aumenta significativamente. A população deve redobrar os cuidados, mantendo quintais limpos, tampando recipientes que possam acumular água e descartando corretamente pneus, garrafas e outros resíduos.