Foto: Mariana Castro

Lançamento da 4ª edição de ‘Histórias Especiais’ reflete a criatividade e a expressão artística dos alunos da APAE

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Balneário Camboriú lançou a quarta edição de “Histórias Especiais”, um livro que reúne histórias e ilustrações criadas por seus alunos. A publicação, disponível em formato digital, audiolivro e vídeo com tradução em Libras, é resultado de oficinas promovidas ao longo do ano, nas quais os participantes exploraram suas habilidades literárias, artísticas e musicais.

As oficinas, lideradas pelo músico e coordenador artístico Luciano Candemil e outros colaboradores, incentivaram os alunos a explorar temas como pertencimento, criatividade e expressão individual, dando-lhes a chance de se tornarem protagonistas de suas histórias. “O projeto Histórias Especiais transcende o papel de inclusão social, permitindo que as pessoas com deficiência contem suas próprias histórias e se vejam como protagonistas em suas vidas”, explica Candemil. O processo de criação incluiu oficinas de trilha sonora, contação de histórias e expressões visuais, envolvendo os alunos de maneira ampla e empática.

Com apoio da Lei de Incentivo à Cultura e da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, a APAE reafirma seu compromisso com a valorização do potencial artístico dos alunos, permitindo que suas vozes e olhares ganhem espaço na sociedade. As edições anteriores e a atual estão disponíveis gratuitamente no site do projeto, permitindo que um público ainda maior conheça e se inspire com as histórias singulares dos alunos.

Todas as edições da obra podem ser conferidas aqui: https://casulo21.com/historiasespeciais/.