Iniciativa prevê investimento de R$ 17 milhões para castrar 85 mil animais em 95% do estado
O governador Jorginho Mello anunciou o programa “Pet Levado a Sério”, que será o maior já implementado em Santa Catarina para a castração de animais. Com um investimento de R$ 17 milhões, a meta é castrar cerca de 85 mil cães e gatos em municípios com até 100 mil habitantes, abrangendo 95% do território catarinense. A Diretoria de Bem-Estar Animal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde, será a responsável pela gestão do projeto.
De acordo com Fabrícia Costa, diretora da Dibea, as prefeituras deverão participar de um edital que será lançado em breve, apresentando projetos para acessar os recursos. Além da castração, a verba também será destinada à conscientização sobre guarda responsável e educação ambiental. A Secretaria também capacitará os municípios para realizar o controle populacional de maneira eficaz.
Guilherme Dallacosta, secretário da pasta, destacou que o foco do programa não é apenas o controle populacional, mas também a prevenção de zoonoses e o fomento à educação ambiental. Já o deputado Marcius Machado, presidente da Comissão de Proteção e Bem-Estar Animal da Alesc, ressaltou o impacto transformador da iniciativa: “Com esse programa, o Estado dará um grande passo para reduzir o número de animais em situação de abandono.”