Governador Jorginho Mello destaca a importância da operação de apoio ao Pantanal
Em resposta à crescente ameaça dos incêndios florestais no Mato Grosso do Sul, o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, ordenou o envio de 20 bombeiros militares especializados para apoiar as operações de combate ao fogo. A “Operação Pantanal” foi iniciada na manhã desta quarta-feira (28), com a saída do comboio de profissionais do Centro Administrativo do Governo do Estado.
Os bombeiros catarinenses atuarão nas cidades de Corumbá, Miranda e Aquidauana, áreas duramente atingidas pelas chamas. “Estamos enviando nossos profissionais mais qualificados para enfrentar essa crise ambiental. Eles possuem uma vasta experiência em combate a incêndios florestais e estarão lá o tempo que for necessário para ajudar”, declarou o governador Jorginho Mello durante a cerimônia de despedida.
A missão tem uma duração inicial de 15 dias, mas pode ser prorrogada conforme as necessidades no local. Além da equipe, o grupo leva veículos e equipamentos especializados, como motobombas, sopradores e retardantes químicos, para auxiliar nas operações.
O subcomandante-geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza, enfatizou a preparação da equipe enviada: “Estamos enviando profissionais altamente treinados, com experiência prévia em operações semelhantes no Pantanal. Nossa expectativa é contribuir significativamente para o controle dos incêndios”.
Os incêndios no Mato Grosso do Sul têm causado graves danos ao meio ambiente, e a colaboração entre os estados é vista como essencial para o sucesso das operações de combate.










