Foto: Divulgação / SES

Inovador serviço aeromédico já beneficiou dezenas de pacientes graves

O Programa Sangue Total de Santa Catarina completa dois anos de atuação, destacando-se pela inovação no atendimento aeromédico a pacientes graves. Utilizando as aeronaves Arcanjo, o programa já atendeu 44 ocorrências com transfusões sanguíneas, melhorando as condições clínicas dos pacientes antes da chegada ao hospital.

A iniciativa resulta de uma colaboração entre a Secretaria Estadual de Saúde, o Samu Aeromédico de Santa Catarina, o Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) e o Hemosc. O objetivo é aumentar as chances de sobrevida de pacientes em estado crítico.

“Comemoramos dois anos do Programa Sangue Total, que disponibiliza sangue para transfusão em casos de choque hemorrágico grave no ambiente pré-hospitalar. A reposição de sangue total é fundamental para pacientes que perderam uma grande quantidade de sangue,” explicou Daíse Esswein Müller, coordenadora médica do Samu aeromédico de Santa Catarina.

O Hemosc fornece as bolsas de sangue total, que são armazenadas na sede do BOA e transportadas em caixas térmicas especiais durante os atendimentos, garantindo a conservação adequada do sangue.

Santa Catarina é pioneira no Brasil com este projeto, que contou com a orientação técnica do médico norte-americano Mark Yazer, da Universidade de Pittsburgh, durante a fase de pesquisa e desenvolvimento.