Florianópolis lidera com 218 pinguins encontrados, dos quais apenas 37 estavam vivos
Florianópolis registrou a presença de 218 pinguins-de-Magalhães durante a temporada migratória de 2024, de janeiro a junho. Apenas 37 desses animais foram encontrados vivos e encaminhados para reabilitação pela Associação R3 Animal. O primeiro pinguim da temporada apareceu na Praia da Joaquina em abril, com mais dois resgates ocorrendo em maio e mais de 200 pinguins aparecendo em junho.
Os pinguins, provenientes da Patagônia Argentina, migram para o Brasil em busca de alimentos, enfrentando desafios naturais e antrópicos como desidratação, desnutrição, captura acidental por redes de pesca e poluição marinha. A R3 Animal cuida dos pinguins vivos, proporcionando tratamento veterinário até que estejam aptos para serem soltos novamente. Um caso notável foi o resgate de um pinguim com um anzol preso ao bico na praia Pântano do Sul em junho, agora em recuperação no centro de reabilitação.
Para saber como agir ao encontrar um pinguim na praia, é importante não se aproximar se ele estiver nadando, não forçá-lo a voltar para a água, não colocá-lo em contato com gelo e manter animais domésticos afastados. Em emergências, o contato pode ser feito pelo número 0800 642 3341