Modelo com foco em disciplina e valores avança para 15 unidades, rumo a 21 até 2026
O Programa Estadual das Escolas Cívico‑Militares, criado em 2023 em SC, já conta com 10.241 matriculados em 15 escolas e meta de 21 até 2026.
O decreto nº 426 instituiu o modelo híbrido, que une ensino tradicional e disciplina militar, inspirado por práticas educacionais do Japão.
O governador Mello e o secretário Cimadon enfatizam que a iniciativa reforça valores como respeito, ordem e foco nos estudos.
As unidades recentemente implementadas em Araranguá, Curitibanos, Ibirama, Itajaí e Mafra foram selecionadas por demanda das comunidades escolares.
No caso da EEB Walmor Ribeiro, em Ibirama, professores relatam evolução no comportamento e maior engajamento dos alunos.
Pais reforçam o impacto positivo, elogiando desenvolvimento de caráter e rendimento educacional.
Em 2024, o 1º Seminário Estadual do programa apoiou a formação de gestores e a integração de boas ideias entre as redes .
Entretanto, especialistas recomendam atenção aos indicadores acadêmicos, destacando a necessidade de acompanhamento dos resultados do Ideb a médio prazo.
O programa segue crescendo, alinhado à expectativa de robustecer a educação pública catarinense com práticas inovadoras e disciplinares.