Foto: Divulgação / CBMSC

Equipes de resgate e cães de busca fortalecem ações em áreas atingidas por deslizamentos e inundações

Nesta segunda-feira, 3 de junho, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) enviou dois novos binômios para apoiar as operações de resgate no Rio Grande do Sul. As duplas são formadas pelo cabo Matheus Premoli de Souza com o cão Bono, de Araranguá, e o cabo Willian Valdeley Marques com o cão Marley, de Governador Celso Ramos. Eles se unirão ao cabo Ronaldo Wagner Fumagalli Silva e seus cães Hunter e Barak, que já estão atuando na região de Cruzeiro do Sul.

Desde a autorização para deslocamento, os bombeiros catarinenses salvaram mais de 3.000 pessoas e 560 animais, além de encontrarem 19 vítimas fatais, três delas graças à ajuda crucial dos cães de busca. Estes números refletem o impacto significativo das equipes de resgate em operações tão desafiadoras.

O comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano Bastos das Neves, elogiou a competência das equipes que enfrentaram diversos desafios em solo gaúcho, destacando o compromisso em salvar vidas e apoiar a recuperação da região afetada por deslizamentos e inundações.

Bombeiros Militares catarinenses atuam ha 33 dias no RS
Fotos: 1º Tenente Luann Leon Chrun

Desde o início das operações em 1º de maio, o CBMSC mobilizou 147 bombeiros, 14 cães de busca, 48 viaturas, 40 embarcações, entre outros equipamentos especializados. Os esforços incluem o transporte de bolsas de sangue e missões aeromédicas, essenciais para atender às necessidades emergenciais do Rio Grande do Sul.