Foto: Reprodução /Divulgação /G7SC

Instituto do Meio Ambiente divulga dados atualizados de qualidade da água

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) lançou seu mais recente relatório sobre a qualidade das praias do estado. Dos 238 locais monitorados, 170 foram considerados próprios para banho na semana de 26 de fevereiro a 1º de março. Em Florianópolis, 66 dos 87 pontos avaliados estavam adequados para banho.

O programa de monitoramento, em vigor desde 1976, utiliza métodos e materiais de acordo com os padrões internacionais. As amostras são coletadas e analisadas conforme as diretrizes da ANA e CETESB, utilizando o método fluorogênico com substrato Colilert-18.

De acordo com as normas estabelecidas pela Resolução Conama nº 274, pontos são considerados próprios para banho quando 80% ou mais das amostras coletadas nas últimas 5 semanas apresentam, no máximo, 800 Escherichia coli por 100 mililitros. Já são considerados impróprios quando mais de 20% das amostras excedem esse limite ou quando a última coleta registra mais de 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

O IMA também alerta sobre os riscos de nadar após chuvas intensas e em áreas próximas a saídas de canais de águas pluviais.

O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA segue um cronograma de coletas transparente e acessível ao público, com os resultados disponíveis no site do instituto e no aplicativo Praia Segura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).