Fotos: PMSC /Divulgação

As ações criminosas que atuam nas fronteiras do Estado de Santa Catarina sofreram prejuízos incalculáveis no decorrer dos últimos três anos, durante a realização da Operação Hórus, que acontece diuturnamente, para combater os crimes transfronteiriços e a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) faz parte dessa ação.

A operação teve início em maio de 2020 e no decorrer dos mais de três anos de permanência, foram realizadas apreensões de grandes proporções, somando mais de 2.200 ocorrências em que mais de 550 armas de fogo e 20 mil munições foram apreendidas.

5 1692914561
Foto: PMSC /Divulgação

Ainda, foram apreendidas mais de 100 mil garrafas de vinho, 14 toneladas de maconha, 3 milhões de maços de cigarros, 10 aeronaves e quase duas mil pessoas foram presas entre outros inúmeros produtos oriundos de contrabando, descaminho, tráfico de drogas, eletrônicos, combustíveis e agrotóxicos que entram para a conta das apreensões.

7 1
Foto: PMSC /Divulgação

O foco desta Operação é o enfrentamento das ações criminosas que se organizam pelos mais de 150 km de fronteira dos 45 municípios catarinenses que fazem divisa com Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina.

No Estado, participam da operação as unidades do 4º e 9º Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira (CRPM/Fron), o 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e o 2º Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (PMRv).

Com isso, o enfrentamento dos crimes transnacionais vem sendo realizado de forma simultânea e contínuo em toda a faixa da tríplice fronteira brasileira, com a participação e apoio de todas as instituições de segurança pública da região.

descaminho 1 1
Foto: PMSC /Divulgação

O comandate-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, destaca a importância da operação no Estado ” o resultado das ações nas fronteiras que atua interagências conciliando interesses e coordenando esforços entre as esferas nacional e estadual garantem os bons resultados destes três anos” ressaltou.