Foto: Reprodução /Divulgação /G7SC

Investigação do GAECO mira Advogados e Faccionados em nova fase da ‘Sob Encomenda’

Nesta quarta-feira, 21/2, o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) iniciou a operação “Sob Encomenda II”, em apoio à investigação conduzida pela 13ª Promotoria de Justiça de Joinville. O foco é apurar crimes relacionados à Lei de Organizações Criminosas, envolvendo advogados e membros de facções encarcerados em prisões catarinenses e federais.

A ação visa cumprir 15 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, emitidos pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Joinville. O GAECO de Rondônia, policiais penais do Sistema Penitenciário Federal e do Departamento de Polícia Penal de Santa Catarina, além da Polícia Militar, prestam apoio ao GAECO catarinense.

A investigação, mantida em sigilo, teve início após a Operação “Sob Encomenda I”, realizada em agosto de 2021 para combater a conexão entre advogados e membros de facções dentro do Sistema Prisional. O GAECO é uma força-tarefa formada pelo Ministério Público, Polícias Militar e Civil, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros, dedicada à identificação, prevenção e repressão de organizações criminosas.