Golfinhos encontrados nas praias de Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá - PMP-BS /Reprodução G7SC

Sete golfinhos nariz-de-garrafa foram encontrados sem vida, revelando possíveis impactos humanos e desafios na preservação marinha

Durante os primeiros meses deste ano, sete golfinhos nariz-de-garrafa foram descobertos encalhados e sem vida em praias do Norte de Santa Catarina, alertando para possíveis consequências da interação humana com o ecossistema marinho. As praias afetadas foram Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul e Itapoá, onde a equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Univille (PMP) resgatou os corpos dos animais.

Dos golfinhos encontrados, cinco eram machos adultos, enquanto os outros dois eram filhotes ou juvenis, cujo sexo não pôde ser determinado. Um dos animais apresentava uma lesão na região do ventre, indicando possível contato com objetos cortantes, provavelmente de origem humana. Infelizmente, devido ao avançado estado de decomposição dos demais, a causa de suas mortes não pôde ser determinada.

Golfinhos são encontrados mortos em praias do Norte de SC - PMP-BS/Reprodução/ND
Foto: PMP-BS /Reprodução G7SC

Os golfinhos nariz-de-garrafa habitam diversas áreas, desde zonas tropicais até temperadas, frequentando regiões costeiras, lagoas e até mesmo ilhas oceânicas. Entretanto, como outras espécies marinhas, eles enfrentam ameaças como capturas acidentais em redes de pesca, colisões com embarcações e a poluição costeira.

Essa triste realidade ressalta a importância de medidas de conservação e conscientização ambiental para proteger não apenas os golfinhos, mas todo o ecossistema marinho que compartilhamos.