Novos policiais são enviados para resgate e manutenção da segurança após desastres
O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Aurélio Pelozato, liderou na manhã de segunda-feira, 13, na sede da Academia de Polícia Militar da Trindade (APMT), em Florianópolis, a partida de 29 policiais militares que reforçarão as operações humanitárias no Rio Grande do Sul. Eles substituirão os colegas que já estão no estado vizinho, atuando no socorro às famílias afetadas pelas chuvas intensas e alagamentos, além de manter a ordem pública com policiamento ostensivo.
O contingente inclui policiais do Tático do 1º Comando Regional (CRPM), do Tático do 1º Batalhão de Pronta Resposta (BPR) do 5º Comando Regional, do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), do Comando de Polícia Militar Ambiental para ações aquáticas e do Batalhão Aviação da Polícia Militar (BAPM).
Equipamentos como caminhões e embarcações já em uso no RS serão mantidos, enquanto novos recursos, como viaturas 4×4 e embarcações motorizadas, serão enviados. Desde o início das operações, a PMSC já resgatou 788 vítimas e retirou cerca de 90 animais de áreas alagadas. O BAPM também transportou três toneladas de suprimentos para regiões isoladas.
Para o coronel Aurélio Pelozato, a missão dos policiais catarinenses no RS é essencial para garantir a ordem pública e a segurança dos cidadãos e de seus patrimônios.