Foto: Divulgação

A Águas de Bombinhas acaba de participar de mais uma etapa da operação Língua Negra, uma ação de fiscalização que combate as irregularidades no descarte de esgoto do município. As vistorias foram realizadas em conjunto com a Vigilância Sanitária e Fundação do Meio Ambiente de Bombinhas (Famab), além de representantes da concessionária.

Durante a ação, realizada na última semana, os profissionais puderam identificar uma ligação de esgoto clandestina que estava ligada direto na rede pluvial. O destino final da ligação, conforme ressalta o coordenador de operações Lucas Nogueira, era a praia de Bombas.

“A comunidade pode sentir-se livre para procurar a empresa e esclarecer todas as dúvidas sobre o esgotamento sanitário, estamos aqui para auxiliar em qualquer questão não só do abastecimento de água, mas também em relação ao sistema de esgoto e a sua implementação”, comenta ele.

A operação também conseguiu identificar o extravasamento de uma fossa, na qual o efluente estava sendo lançado em uma das bocas de lobo (BL) próxima, causando transtornos para a comunidade. Após a identificação das irregularidades as tubulações são lacradas e a prefeitura emite uma notificação solicitando as correções.

Conforme a superintendente de saneamento, Vanessa da Silva, ações contínuas como esta são fundamentais para manter o trabalho de conscientização e preservação ambiental no município. “Bombinhas é uma cidade que vem investindo no abastecimento e no esgotamento sanitário. É muito importante, portanto, que os moradores também façam sua parte e evitem ligações irregulares que podem prejudicar todos”, completa ela.