Comunidade se reúne para celebrar o início da temporada de colheita da fruta exótica
Na próxima sexta-feira, 9, a propriedade dos agricultores Manoel e Ivonete Nagildo, em Turvo, será o cenário para a abertura oficial da temporada de colheita da pitaia em Santa Catarina. O evento, que ocorrerá das 8h30min às 11h30min, espera reunir cerca de 80 participantes, incluindo produtores, consumidores e técnicos de todo o Estado.
Diego Adílio da Silva, líder do projeto Fruticultura da Epagri no Sul Catarinense, destaca que o objetivo do evento vai além de fornecer informações úteis aos produtores locais. Ele visa também promover o consumo da pitaia no estado, com três estações dedicadas a discutir questões como distúrbios fisiológicos, controle de pragas, mercado e distribuição da fruta, além de estratégias para incentivar seu consumo.
A iniciativa é uma colaboração entre a Epagri, a prefeitura de Turvo, a Coopervalesul e o Instituto Federal Catarinense – campus Santa Rosa do Sul, com o apoio da Olin Agro, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e da Associação Brasileira de Produtores de Pitaia (Appibras).
Produção de pitaia em SC Para a safra atual, a Epagri/Cepa estima uma produção de cerca de 5 mil toneladas de pitaia, um aumento em relação ao ano anterior. A movimentação financeira prevista é de aproximadamente R$12 milhões. O cultivo da fruta envolve cerca de 240 famílias em todo o estado, principalmente concentradas no Sul, responsável por 90% da produção catarinense. Municípios como São João do Sul, Santa Rosa do Sul e Sombrio se destacam nesse setor.
Com uma área de cultivo de cerca de 300 hectares, que abriga plantações de diferentes idades, espera-se uma produção estadual entre 6 e 9 mil toneladas quando todas as plantas estiverem maduras, com um potencial bruto de produção de R$15 milhões. As variedades mais comuns incluem a Vietnamese White e a branca comum, embora haja planos de expansão para outras variedades, como as de polpa colorida e as que produzem múltiplas vezes ao ano.